Formatura Turma III Jovem Aprendiz/UCPel

Vinte e um jovens integrantes do Programa Jovem Aprendiz da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) receberam seus certificados de conclusão do curso de Auxiliar de Escritório no dia 29 de janeiro. A cerimônia de formatura, ocorreu no Auditório Dom Antônio Zattera, contando com a presença de amigos e familiares dos formandos, representantes de empresas parceiras, diretores, professores da UCPel e autoridades, prefeita Paula Mascarenhas e o secretário de cultura Giorgio Ronna.

Durante 23 meses, a turma que ingressou na UCPel em janeiro de 2016 participou de um período concentrado de teoria básica como preparação para ingresso em empresas parceiras. Todas as atividades propostas foram voltadas para o desenvolvimento de habilidades interpessoais. Disciplinas de temas como comunicação, administração, empreendedorismo, informática, entre outras, foram ofertadas, além da garantia da realização de estágio supervisionado.

Na ocasião, a Prefeita Paula Mascarenhas frisou a importância do ingresso de jovens no mercado de trabalho como um meio de redução da violência, dentro do eixo do banco de oportunidades do pacto pela paz, também coordenado pelo secretário de cultura Giorgio Ronna. Também ressaltou a importância da parceria com a Universidade católica que aderiu ao Pacto pelotas pela Paz.

Para a coordenadora do Programa, Simoni Triatanfilu, o diferencial do programa da UCPel é o acompanhamento individualizado prestado aos jovens. “A qualificação e a supervisão podem ser apresentados como um diferencial competitivo importante para os jovens que após o término dos 23 meses já estão aptos para atuar no mercado de trabalho”, avalia. Também agradece o trabalho desenvolvido com os jovens na prática junto com as empresas parceiras: Santa Casa de Misericórdia de Pelotas e Cartório Ney Lamas e acredita que através da proposta do Pacto Pelotas pela Paz um maior número de jovens poderá ingressar no programa.

A professora responsável pela turma, Andressa Bastos da Cunha, sente-se muito feliz em participar da formatura, pois acompanhou o desenvolvimento e dedicação de cada jovem ao longo dos 23 meses no curso e na empresa.

O programa Jovem Aprendiz da UCPel é voltado para jovens entre 14 e 24 anos e PDC’s sem limite de idade. Através da oferta do curso, empresas podem buscar na UCPel a contratação de aprendizes. O Programa Jovem Aprendiz é desenvolvido pela UCPel em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

São parceiras do Programa na Católica o Serviço Notorial Ney Lamas; Hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas; Rádio Universidade; Hospital Universitário São Francisco de Paula; Colégio Gonzaga; Clinicanp; Safras & Cifras; Arquidiocese de Pelotas; Posto da Figueira; Colégio Simon; Escola São Francisco de Assis; Hospital Espírita de Pelotas; Rocha Britto e Barros Eletromotores.